Alergias
Sobre Alergia de Látex

O que é alergia de látex? 
· Alergia de látex, ou hypersensibilidade, acontece quando o sistema imunologico do corpo reage as proteínas do látex de borracha natural. O sistema cria uma " defesa " que pode causar uma sensação desagradável e, em alguns casos, sintomas são ameaçadores. É o mesmo tipo de reação alérgica visto quando indivíduos que são alérgicos ao veneno da abelha recebem uma picada de abelha. 

O que ativa a reação do sistema imune?
· Alguns indivíduos têm anticorpos específicos que os fazem hipersensíveis as proteínas de látex natural. Também, várias substâncias químicas que são somadas ao látex durante seu processo e podem ser responsáveis pôr algumas reações na pele. 

Sobre Látex de Borracha Natural
O que é látex de borracha natural?
· Látex de borracha natural é um produto derivado quase exclusivamente do braziliensis de hevea árvore achada no Brasil, África, e Ásia. Látex de borracha natural não deveria ser confundido com butyl - ou borrachas sintéticas derivada do petróleo.

Que produtos contêm látex?
Látex é um componente comum de muitos materiais médicos e inclui as luvas, seringas, estetoscópios, cateteres e bandagem. Muitos destes dispositivos médicos entram em contato com membranas mucosas que aumentam a absorção de proteínas de látex que podem ativar uma reação alérgica. Freqüentemente são implicadas luvas de látex em reações alérgicas devido à exposição direta repetida das mãos as proteínas de látex ou devido a proteínas de látex aerotransportadas.

O látex é achado em 40,000 produtos de consumo, inclusive preservativos, balões, solas de sapato atléticas, pneus, roupa íntima, brinquedos de borracha. 

Sintomas de Alergia de Látex
O que são os sintomas de alergia de látex?
Alergia para proteínas de látex é um problema médico novo com sintomas semelhantes vistos em indivíduos que são alérgicos ao veneno da abelha. Reações a exposição são geralmente agudas e podem dar febre ou asma, com sintomas como congestão nasal, respiração com dificuldade. Os casos mais severos podem resultar em anaphylaxy uma reação fatal que afeta muitas partes do corpo imediatamente. O sintomas são normalmente imediatos, podem incluir uma subida perigosa na pressão sangüínea, pele enxaguada, dificuldade ao respirar, inchação da garganta e língua, e perda da consciência. Nesta emergência se deveria buscar atenção médica ao primeiro sinal de uma reação de anaphylactic.

Estes problemas de reações na pele locais virtualmente nunca são um resultado de verdadeira alergia ao látex.

Como os sintomas se desenvolvem? 
Na maioria dos casos, a alergia ao látex se desenvolve depois de exposições repetidas ao látex. Não sempre o contato físico direto com o látex ou produtos com látex ativa uma reação alérgica.

Prevalência de Alergia de Látex
Como é a alergia de látex?
É difícil dizer se esta bem difundido o problema da alergia ao látex . Aproximadamente 1,000 casos de alergia foram informados a FDA desde 1988. É assumido que muitos outros casos não são relatados. Em um 1994 estudo, foram achados 6 pôr cento dos doadores de sangue com níveis de anti-látex anticorpos de IgE, embora muitos dos voluntários não mostraram sintomas de alergia de látex. Outra pesquisa sugere que mais de 100,000 trabalhadores da saúde possam estar com risco de alergia ao látex em desenvolvimento.

Pôr que aumenta a incidência alergia?
A introdução de maiores precauções e cuidado da saúde, inclusive o uso difundido de luvas de látex para prevenir a expansão do AIDS e hepatites B é a causa primária do prevalência aumentado de alergia de látex. Também, existe uma maior consciência e informação sobre as alergias ao látex que no passado.

Indivíduos a Risco
Quem está em maior risco para ter alergia de látex?
O maior risco são indivíduos que estão expostos repetidamente a produtos que contêm látex, particularmente,:

Pacientes com uma longa história de procedimentos cirúrgicos ou reincidentes, como crianças com bifida de spina. 
Pessoal de cuidado da saúde e outros que usam luvas de látex. 
Indivíduos com exposição profissional, como trabalhadores envolvidos na fabricação de luvas de látex, preservativos ou cateteres. 

Outros fatores de risco são:
Uma história de outros problemas alérgicos. 
Uma história de alergias a comida, frutas tropicais, avelãs, castanheiro. 
Dermatite severa em um indivíduo que usa luvas de látex. 

Prevenindo a Alergia ao Látex Natural
Como pode ser prevenida?
· Deveriam ser revisados todos os produtos e dispositivos médicos que entram em contato com indivíduos de risco para determinar o conteúdo de látex. Uma etiqueta de " hypoallergenic " não significa que um produto é látex-livre.Em geral, deveriam ser usadas luvas de látex com um baixo teor de proteínas de látex, livres de polvilhos ou livres de látex (nitrido).

Trabalhadores da saúde com uma história de irritações na pele , ou dermatite de contato, deveriam usar luvas alternativas (que pode incluir luvas de látex) e tratamentos tópicos para aliviar os sintomas delas. Deviam ser tomados cuidados na escolha dos tratamentos da dermatite de contato.

Voltar ...

  enviar a um amigo imprimir