Gripe

O que é?
A gripe é uma doença altamente contagiosa que ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e é causada por um vírus chamado Influenza.

Transmissão
Normalmente a transmissão se dá através de gotículas de saliva expelidas ao espirrar, tossir ou falar. O vírus entra no organismo através da boca, narinas ou olhos, e instala-se nas células de revestimento do aparelho respiratório.

• Febre alta
  • Dores musculares e articulares
  • Dores de cabeça
  • Inflamação dos olhos

Prevenção
A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano. Mas também é possível preveni-la melhorando as defesas do corpo tendo boa alimentação. Por ser uma doença muito contagiosa, deve-se evitar a permanência em ambientes fechados.

Complicações
Habitualmente sem maiores conseqüências. A gripe pode ser grave principalmente para as pessoas idosas ou debilitadas por doenças crônicas. Pode evoluir para pneumonia e para a meningite, além de graves infecções respiratórias, o que pode levar o paciente à morte.

Tratamentos
Deve ser prescrito por um médico, e inclui repouso, boa alimentação e remédios para aliviar os sintomas, como analgésicos, antitérmicos, descongestionantes e vitamina C.

Quem deve tomar a vacina?
Qualquer pessoa pode tomar a vacina contra gripe, mas os idosos que estão mais sujeitos às complicações decorrentes da doença tem real necessidade de se vacinar.