Saúde e Massagem
Ressaca o que fazer com ela?

Depois de dois dias de carnaval, tem gente que já está derrubada, não agüenta mais uma noite de olia. Então vão aqui dicas valiosas: como curar aquela ressaca e continuar aproveitando o carnaval.

Quem dá as dicas é a nutricionista do hospital das clínicas Ana Maria Pita Lottenberg. 

O que é ressaca?
É uma resposta do organismo ao excesso de álcool. Os sintomas são: enjôo, dor de cabeça, sensibilidade à luz, mal-estar generalizado. 

O que fazer antes? 
O melhor é beber moderadamente e optar por bebidas com baixo teor alcoólico. Mas, se isso não for possível, nunca se deve beber sem antes comer. O álcool entra muito rapidamente na corrente sanguínea. Além disso, abaixa o teor de açúcar no sangue. A comida evita a hipoglicemia que o álcool provoca. 

A alimentação deve ser leve e balanceada. Comer petiscos e salgados durante a noite não é indicado por causa do alto teor calórico e da grande concentração de gordura; isso pode provocar náuseas. Comer um prato de salada com grelhado ou uma massa leve antes de sair de casa são as melhores opções. 

O que fazer durante? 
A receita é simples: beber muita água. O calor e a transpiração provocam queda de pressão e desidratação, que somadas podem provocar vômitos. O álcool deixa a pessoa ainda mais desidratada, por isso quem bebe deve intercalar água e bebida. Refrigerantes e sucos podem substituir a água. Já os energéticos não são necessários porque não há perda de cálcio ou outros sais minerais. 

O que fazer depois? 
Se a pessoa abusou de verdade, não há o que fazer no dia seguinte. Só descansar, tomar bastante água e comer frutas, saladas, massas leves, arroz, batatas.

Voltar ...

  enviar a um amigo imprimir