Notícias e Frases
Dia Nacional da Hipertensão

"Se estivermos voltados para a direção certa, tudo o que devemos fazer é seguir em frente...".
Essa antiga expressão budista nos lembra muito de caminhar firme e forte na direção certa e isso nos remete às caminhadas.Essa é uma das melhores maneiras de se combater um problema que atinge cerca de 13 milhões de brasileiros: a pressão alta. Em todo o mundo, o número é assustador: 1,2 bilhão de pessoas.

Em 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (ou pressão alta). Para falar sobre este mal que tanto preocupa as pessoas, hipertensos resolveram tomar uma atitude para melhorar a saúde: eles fazem caminhada três vezes por semana. Todos moram no Jardim Macedônia, em São Paulo, e se inscreveram no Programa para Hipertensos do posto de saúde do bairro.

O Dr. Giovanni Miglino, clínico geral e responsável pelo Grupo de Hipertensos do Jardim Macedônia, também conversou com nossa apresentadora e explicou o que pode ser feito para prevenir e tratar esse problema. O enfermeiro Noel Rodrigues participou do bate-papo e trouxe um aparelho de medição arterial.

O mais importante é educar a população sobre a importância do controle da pressão arterial e sobre o tratamento correto da hipertensão.Tratar corretamente a hipertensão pode reduzir em 40% as chances de ocorrência de derrame e em 20% de infarto do miocárdio. As causas da hipertensão ainda são desconhecidas. O problema se manifesta geralmente a partir dos 30 anos.

A ênfase maior da campanha realizada na data é para as mulheres, já que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em mulheres. Mais de oito milhões morrem a cada ano em decorrência desses males. Isso representa 18 vezes mais mortes do que o câncer de mama e seis vezes mais do que a Aids.

Sociedade Brasileira de Hipertensão
Fone:
(11) 3284-0215

Voltar ...

  enviar a um amigo imprimir