Primeiros Socorros
Pequenos Ferimentos

Conceito:

É o rompimento da pele, podendo atingir camadas mais profundas do organismo, órgãos, vasos sangüíneos e outras áreas. Pode ser provocado por vários fatores , dentre eles: faca, arma de fogo, objetos perfuro-cortantes, arames, pregos, pedaços de metais, etc.

Passo-a-passo para tratar pequenos ferimentos:

1. Lave o local com bastante água e sabão;
2. Se houver sujeira impregnada no ferimento, coloque-o sob água corrente para ajudar a limpar;
3. Para evitar causar mais dor, não esfregue com força nem tente provocar sangramento;
4. Se houver algum objeto incrustrado, como uma farpa, não tente retirá-lo. Não use pinças ou agulhas de jeito nenhum. Isso pode fazer com que o objeto entre mais ainda, além de causar infecção;
5. Enrole gelo em um pano e aplique-o sobre o local. Isso vai ajudar a evitar inchaço e hematomas e a estancar o sangramento;
6. Passar pó de café no machucado é um procedimento muito comum, mas errado. Se quiser, você pode usar álcool iodado ou medicamentos a base de clorexidine ou povidine;
7. Se o corte for grande ou ocorrer muito sangramento, procure socorro médico. Pode ser preciso suturar (costurar) a ferida;
8. Coloque um curativo. Isso vai ajuda a aproximar as bordas do ferimento, colaborado com a cicatrização, e a proteger o local, evitando infecção;
9. Fique de olho nos dias seguintes para sinais de infecção. Atenção para dor, presença de secreção com pus e febre, além de vermelhidão, inchaço e sensação de calor ao redor do ferimento. Se o local tiver infeccionado, procure socorro médico para tratamento.