Palavra do Farmacêutico
Acnes e suas conseqüências
O que é Acne?
Acne vulgar ou juvenil é uma das doenças da pele (dermatoses) mais freqüentes, afetando cerca de 80% dos adolescentes.
É uma afecção que atinge o conjunto pilossebáceo (pêlo e glândula sebácea).

Como é o comportamento da Acne?
Em alguns casos, as lesões são mínimas, quase imperceptíveis e assim permanecem por toda adolescência.
Em outros, as lesões tornam-se mais evidentes, perturbando a qualidade de vida e desencadeando ou agravando problemas emocionais.
Existem também casos em que as lesões podem ser tão extensas, que precisam obrigatoriamente de cuidados médicos, pela sua gravidade.

Quais são as causas da Acne?
Vários fatores contribuem para o aparecimento da acne:
Genético ou hereditário- pode haver uma predisposição genética que favoreça o desenvolvimento da acne em algumas pessoas mais que em outras.
Hormônios-os andrógenos regulam a produção do sebo pelas glândulas sebáceas. Durante a adolescência, a produção desses hormônios aumenta e, com ela, a produção de sebo, contribuindo para o surgimento da acne.

Proliferação e ação das bactérias
As bactérias atuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pus. A principal bactéria envolvida chama-se Propionibacterium acnes (P.acnes). Ela está normalmente presente na pele de todas as pessoas, mas em maior quantidade nas que apresentam acne.

Mito x Realidade

Mito Realidade
Chocolate e outros alimentos provocam espinhas.  Algumas pessoas associam a ingestão de determinados alimentos com o aparecimento de acne. Entretanto, não existe comprovação científica para isso.
Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a evitar a acne. Lavar o rosto várias vezes NÃO ajuda a evitar. Isso pode inclusive provocar aumento da oleosidade da pele (efeito rebote).
Acne é contagiosa. Apesar de ser uma infecção, a acne não é contagiosa.
Cravos pretos são "sujos". O escurecimento é provocado pela oxidação, não por sujeira.
Espremer as espinhas ajuda a eliminar a inflamação. Espremer é errado, porque ajuda a disseminar a inflamação e pode provocar cicatrizes por lesar a pele.
Anticoncepcional piora a acne. Dependendo do anticoncepcional, pode haver melhora do quadro.
Masturbação causa acne. Não existe nenhuma relação entre masturbação e acne.
Menstruação causa acne. Pela influência dos hormônios, pode haver uma piora da acne nos dias anteriores à menstruação.
O sol piora / melhora a acne.  Apesar de ter algum efeito cicatrizante, o sol pode provocar aumento da produção de sebo, além de ser a principal causa de envelhecimento e câncer de pele.
Cicatrizes de acne não têm cura. Existem recursos para tratamento de cicatrizes. Esses procedimentos devem ser realizados por um médico dermatologista experiente, e algumas vezes são necessárias várias etapas de tratamento para um resultado satisfatório.

Fonte: www.acne.com.br