Alergias
Dieta para alergia a leite de vaca

Evite todas as fontes de leite de vaca 
Nas crianças muito pequenas, o leite de vaca é a principal causa de reações alérgicas. Uma vez que você saiba que sua criança é alérgica ao leite de vaca, todos os produtos lácteos devem ser completamente retirados da dieta. Nem mesmo pequenas quantidades podem ser ingeridas. 
Evite comprar carne em estabelecimentos que cortam carne e queijo no mesmo aparelho fatiador. Além disso, certas carnes (ou derivados) comprados em lojas de "delicatessen" contêm leite. 

Outro problema que está aumentando é a presença de contaminantes cruzados em alimentos processados. Por exemplo, recentemente três crianças (nos E.U.A.) experimentaram reações alérgicas após comerem sorvete de tofu (um alimento semelhante ao queijo, feito de soja). O sorvete continha níveis significativos de leite. O sorvete de tofu não é feito com leite, mas é frequentemente fabricado em locais que usam leite; houve "contaminação" no sorvete em questão. Para combater esse problema, estão sendo desenvolvidos testes sensíveis a pequenas quantidades de proteínas alimentares. Esses testes poderão assegurar se os alimentos "seguros" são realmente seguros. 

Leia os Rótulos dos Alimentos 
Saber ler um rótulo de um alimento ajudará a evitar problemas causados por leite de vaca em alimentos.

Termos que significam que o produto contém proteína de leite de vaca:
caseína
caseinato (qualquer tipo)
coalhada
creme 
creme de ovos ("custard")
"ghee" (um tipo indiano de manteiga)
iogurte
lactalbumina 
lactose
manteiga e derivados
nata
qualquer item que é dito derivado do (ou contendo) leite
queijo (qualquer um)
sabor artificial de manteiga
soro de leite ("whey") sob qualquer forma

Termos que significam que o produto pode conter proteína do leite: 
pó com alto teor de proteína
sabor natural
sabor de caramelo 

Use Leite (ou Formulação) de Soja 
Se a sua criança é alérgica ao leite de vaca, seu médico pode recomendar que você dê uma fórmula baseada em soja ou em hidrolisado de caseína, que proverão os nutrientes geralmente encontrados no leite e derivados. As fórmulas de hidrolisado de caseína contêm proteína de leite que foi extensivamente "quebrada" de modo a ser improvável a produção de uma reação alérgica. Algumas fórmulas são Alimentum, Nutramigen, e Pregestimil. Se a sua criança está usando uma formulação sem leite, continue a usá-la enquanto ela aceitá-la. Não há necessidade de interrompê-la quando sua criança crescer. 

Forneça os Nutrientes que Faltam 
O leite é normalmente a principal fonte de cálcio e vitamina D na dieta da criança. Esses nutrientes são necessários para o fortalecimento dos ossos. Se a sua criança está numa dieta sem leite e não está usando alguma formulação especial, pergunte ao seu médico como suplementar o cálcio e a vitamina D.

Voltar ...

  enviar a um amigo imprimir