Palavra do Farmacêutico
Asfixia

A aspiração de pequenos objetos ou o engasgo com a comida são mais comuns em crianças, mas também acontecem com adultos. Os dois casos podem causar asfixia e, nessas horas, a aplicação de primeiro socorros é essencial.

A causa do engasgo
Nos casos de aspiração ou engasgo, o alimento ou objeto faz um trajeto diferente do que deveria fazer. Em vez de seguir para o esôfago, por onde passam os alimentos a caminho do estômago, vão para a laringe e, em seguida, para a traquéia, caminho feito pelo ar para chegar aos pulmões.

Primeiros socorros em casos de asfixia

Se o objeto está preso no nariz
1. A pessoa deve respirar pela boca.
2. Se o objeto não tiver sido introduzido até o fundo, tente pressionar a base do nariz e empurrar o objeto para baixo.
3. Se o objeto estiver alojado no fundo procure socorro médico imediatamente. Não tente forçar você pode machucar a pessoa ou pressionar o objeto ainda mais para dentro.

Se a pessoa engasgou e respira sem dificuldades
1. A própria pressão do ar ao tossir pode expulsar a comida para fora.
2. Você pode ajudar a expelir o objeto dando tapas nas costas da pessoa.
3. Não tente virar a pessoa de cabeça para baixo para forçar a saída do objeto. Isso pode piorar o engasgo, especialmente se ocorrer vômito.

Se a pessoa engasgou e não consegue respirar
1. Tente provocar vômito.
2. Se a vítima estiver sentindo falta de ar o caso é grave, pois o objeto está obstruindo a passagem de ar, procurar socorro médico imediatamente.
3. Se o objeto for pontiagudo procurar socorro médico imediatamente.
4. A dificuldade em respirar pode causar parada respiratória e desmaio. Tente fazer a respiração boca-a-boca, que pode forçar a movimentação do objeto e permitir que o ar volte a circular.

 

Voltar ...

  enviar a um amigo imprimir